top of page


Redes de Computadores e WI-FI >>


Redes Locais e Sem Fio

Deixe que a gente administre a rede pra você!


Entenda a diferença entre os tipos de redes

 

Quando o assunto é garantir uma internet mais rápida e eficiente, é bem comum a dúvida entre redes cabeadas e wireless (sem fio).

 

Considerando a importância do acesso à informação e o modo como a troca de dados afeta o desempenho de uma empresa atualmente, é fácil perceber que essa decisão deve ser tomada com cuidado.

 

Redes cabeadas

Não é um exagero dizer que as redes cabeadas surgiram ao mesmo tempo do conceito de rede de computadores. Isso porque, desde o início, elas operam interligando máquinas para que pudessem trocar informações de forma mais eficiente.


Como o próprio nome sugere, essas redes são compostas por um conjunto de cabos que conecta os dispositivos, criando assim uma rede. Para levar internet a computadores, tais cabos precisam ser conectados ao Ethernet, um tipo de modem fornecido especialmente pelo provedor de internet.


***SEGURANÇA ACIMA DE TUDO! Cuidado. Sua rede pode estar em risco. Você possui um sistema de firewall (parede de fogo) para evitar, bloquear e minimizar a invasão de intrusos (hackers)? Não?? Então fique ligado nas dicas: considere a implantação de um sistema de firewall. Estabeleça regras de segurança para garantir a integridade dos seus dados e de sua empresa. Não corra riscos desnecessários com ataques cada vez mais frequentes na INTERNET como spywares, ramsonwares, bots, vírus. trojans etc. Se você possui um servidor de arquivos e estações de trabalho com arquivos importantes para a operação da sua empresa, não corra mais riscos. Contate hoje mesmo o auxílio de um especialista. 


 > Use um sistema de firewall para garantir a segurança da sua rede

 > Instale e mantenha sempre atualizado antivirus em seus computadores, notebooks e servidores

 > Crie e estabeleça rotinas periódicas de BACKUP

 > Evite o uso de senhas fracas para acesso a e-mails, sistemas e windows


Redes wireless

As redes wireless, por sua vez, não fazem uso de cabeamento e fornecem o tráfego de dados por meio de uma conexão sem fio. Vale ressaltar, aliás, que o termo “wireless” pode ser adotado para agrupar vários tipos de transmissão de dados, como:


  • internet transmitida por um roteador;
  • internet transmitida por rádio;
  • internet transmitida por satélite;
  • internet 3G, 4G e 5G.


***SEGURANÇA ACIMA DE TUDO! Sua rede sem fio é segura? Qual o modelo de autenticação dos seus usuários? Não sabe. Conte com nossa equipe de especialistas e garanta já a integridade e funcionamento de sua rede sem fio.


De toda forma, a característica mais marcante desse tipo de rede é a ausência de cabos, o que exige que os dispositivos se conectem ao sinal responsável pelo tráfego de dados por meio de componentes internos, próprios para essa captação.


Independentemente do modelo a ser escolhido, conte com o time de especialistas da GREEN IT Consulting para auxiliá-lo na escolha do melhor modelo, o que se encaixa de acordo com o seu negócio. 


REDE LOCAL - LAN (Local Area Network) modelo utilizado por praticamente todas as empresas de pequeno a grande porte. Fazem uso principalmente de cabos de rede padrão RJ45 para interligar computadores, servidores, impressoras, roteadores, switches, modens, câmeras, inclusive aparelhos wi-fi da sua rede sem fio. 


WIRELESS - WI-FI - Rede sem fio. Modelo que vem sendo utilizado por muitas empresas para conectar seus clientes e usuários de forma rápida através do sinal propagado via roteador wi-fi nas frequencias 2.4Ghz e 5G. Aqui vale um destaque para a maioria dos utilizadores. As frequencias são inversamente proporcionais, o que significa que quanto maior a frequencia do sinal (5G) menor será o seu alcance, e quanto menor a frequência do sinal (2.4Ghz) maior será o alcance. Então fique ligado quando for conectar-se a uma rede sem fio, pois nem sempre o 5G que é mais veloz, será a melhor opção para trabalhar e assistir vídeos mais pesados por exemplo.

bottom of page